quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sustentabilidade - Evento SWU "Começa com você"



O Slogan do evento mais famoso do Rock n’ Roll no Brasil em 2010, já diz tudo: “o SWU começa com você!”. Foi desta forma que o investidor Eduardo Fischer do Grupo Totalcom, procurou motivar os jovens, adultos e idosos a se unirem em três dias de extrema sustentabilidade, respeito à natureza e é claro, muita música.

Realizado com sucesso na imensa Fazenda Maeda, em Itu e abrigando um total de 150 mil pessoas, o SWU Music & Arts definitivamente veio para ficar. Vamos abordar neste texto, o que realmente significa a sustentabilidade e quais foram às criações aplicadas no local, visando conscientizar o público presente:

Sobre Sustentabilidade

A expressão “sustentabilidade” virou moda neste novo milênio entre os principais ecologistas e defensores da natureza. Mas afinal, sabemos o que realmente significa algo sustentável?
Se pesquisarmos em qualquer lugar, encontraremos definições como “pensamento sistêmico” ou “equilíbrio dos ecossistemas”. A idéia central, no entanto, se baseia na possível forma de continuarmos vivendo e nos desenvolvendo de maneira em que haja continuidade e equilíbrio em relação aos recursos disponíveis. Resumindo: tudo o que se retira, um dia acabará com isso devemos oferecer ao Planeta tanto quanto retiramos dele.
Outra frase que define o conceito de sustentabilidade está mencionada no Relatório Brundtland, publicado em 1987.
“Suprir as necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”
Entre as tarefas simples que cada ser humano pode executar na contribuição de um mundo mais sustentável, estão à separação do lixo, o não-desperdício de água que utilizamos e até mesmo o apagar das luzes quando dormimos. Algo bastante simples para uma causa importante e indispensável como este.


Baixo Impacto Ambiental

Durante os dias de festival, diversas metas foram traçadas pelos idealizadores. Divididas em atividades combatentes ao alto consumo de energia, emissões de gases poluentes, descarte de resíduos, uso de materiais e consumo de água; todas foram bem executadas e chamaram a atenção de todos os que, de certo modo, participaram deste projeto.





 ● Consumo de energia

Geradores – a maior parte da energia do festival veio de geradores, sendo que todos funcionaram à base de biodiesel;
Ilha de Energia Solar – reposta parte da energia consumida pelo evento por uma energia gerada através de uma fonte limpa;
Celularia e Totem de Energia Solar – foi deixada à disposição do público, a energia gerada pela Ilha de Energia para recarga de celulares e aparelhos;
Difusor de Iluminação Natural – tecnologia utilizada para iluminação da central de reciclagem e da celularia;
Uso de lâmpadas LED – este tipo de lâmpada foi utilizado nos telões dos palcos principais.
Atração: uma roda-gigante que estimulava a geração de energia através das pessoas exercendo o movimento nos pedais da mesma.


● Emissões de gases poluentes

Mitigação de carbono – foram plantadas milhares de árvores em área de preservação na reserva da Mata Atlântica de Itu, próximo ao local do evento;
Estímulo à redução da utilização de veículos – os preços do estacionamento subiram em até 300%, motivando o público presente a aderir à famosa “carona” ou ao transporte público.


● Descarte de resíduos
Estação de reciclagem – todo o resíduo gerado pelo evento foi encaminhado à estação de reciclagem, onde os recicláveis foram separados, compactados e pesados;



Distribuição de “bota-bituca” – incentivando a correta destinação do micro lixo;

Atração: a própria estação de reciclagem, onde o público presente pôde acompanhar proximamente todo o processo executado.


● Uso de materiais
Móveis – grande parte dos móveis do festival foi feita de material reciclado, principalmente pneus e tubos de creme dental;
Material Gráfico – cartazes, flyers e books produzidos com o uso de papel certificado e tinta à base de água;
Tinta cerâmica – aplicadas com a intenção de diminuir a temperatura interna de ambientes e refletir os raios solares, diminuindo assim a absorção de calor;
Atrações: o divertido “Labirinto de Lixo”, escaladas em paredes com garrafas Pet, além de um cata-vento produzido com este mesmo tipo de garrafa.



● Consumo de água

Banho Camping – priorizou o consumo mínimo de água no evento. As duchas duraram no máximo sete minutos cada.


E com tudo isso e mais um pouco o evento conseguiu ser um sucesso!

Sem contar as bandas sensacionais que tocaram no evento, deram um show!
Ano que vem esperamos mais uma edição do evento que mexeu com a cabeça de adolescentes, jovens e adultos!


Abs.

Mariana Scarpinatte




2 comentários:

  1. Olá, Mariana! Achei fantástica a sua postagem. O politicamente ecológico nunca esteve tão em voga. Parabéns! Esse é o momento.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso.” (Jefhcardoso)

    Abraço e Feliz2011!

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Realmente a sustentabilidade precisa ser um tema cada vez mais abordado. Precisamos cuidar do Planeta em que vivemos.

    Está lindo o Blog!

    Te amo

    ResponderExcluir